INSTITUTO CULTURAL FILHOS DE ARUANDA
O Instituto
INSTITUTO CULTURAL FILHOS DE ARUANDA
O Instituto, foi criado em 2013 chamado então de Núcleo Cultural Aruanda, pensado e idealizado por Cristiano Avila , como um órgão representativo de Centros de Umbanda, para divulgar e preservar a Doutrina, a história e a cultura Umbandista presente nos terreiros e que já faz parte da história e cultura do Brasil.
O Instituto vem trazer diversas ações e projetos, ondem procura-se sempre o comprometimento com a doutrina de Umbanda.
O Instituto se divide atualmente em três Núcleos de trabalho, o Núcleo Cultural onde os membros participam ajudando a fomentar a cultura na cidade, Núcleo de Representação dos Terreiros onde os membros podem passar informações básicas para os terreiros parceiros e também elaborar ações com base na religiosidade de Umbanda, e o Núcleo Assistencial onde quem participa ajuda a organizar ações sociais.
Os objetivos princiapais do Instituto são:
Promoção da cultura, e educação social, promoção da assistência social, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, material e imaterial das culturas afro-brasileira e indígena, promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, transformar o cenário de baixa participação do cidadão para elevada participação no qual as pessoas humanas se integrem de corpo, cabeça e coração às causas maiores da sociedade, em clima de elevado comprometimento com a cultura, educação sociedade e meio ambiente;
Desenvolver atividades em parceria com os governos federais, estaduais e municipais para a disseminação de projetos e eventos culturais, sociais, educacionais e ambientais, na sociedade; Organizar e participar de seminários, eventos e congressos com o objetivo de aperfeiçoar, e divulgar as culturas afro-brasileira, indígena e outras; Desenvolver atividades de treinamento e capacitação para a divulgação cultural e ambiental. Desenvolver atividades em parceria com as associações, entidades de classes e instituições de benemerência para a disseminação da cultura, educação e do meio ambiente;
Desenvolver projetos ,com comunidades e povos tradicionais, bem como a promoção de educação, cultura, para pessoas de baixa renda, famílias em vulnerabilidade social, trabalhar e lutar pela proteção aos direitos dos idosos, crianças e adolescentes, mulheres e as chamadas minorias. Promover campanhas de luta contra o preconceito racial, discriminação de gênero e orientação sexual, e luta contra a intolerância religiosa.Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais, presentes dentro da Umbanda;

NOSSA MISSÃO
Nossas intenções para com os centros, terreiros, tendas e demais casas:
Desenvolver atividades em parceria com os governos federais, estaduais e municipais – mas não necessariamente vinculadas a eles – para o auxílio a legalização e regularização dos terreiros. Prestar auxílio jurídico, assistencial, contábil, além da elaboração de Estatutos e Regimentos Internos dos terreiros, auxílio no pedido de CNPJ, Alvará, PPCI. Nosso compromisso é e sempre será com os valores que guias e Orixás nos trazem dentro da Umbanda.
Nossa missão com a sociedade:
Promoção da cultura, educação e assistência social, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, material e imaterial das culturas afro-brasileira e indígena; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores ligados a religiosidade umbandista. Ser um meio que transforme a baixa participação cidadã em elevada participação na sociedade, incentivando, dessa forma, a integração de indivíduos com as diversas causas sociais, que se relacionam a sua realidade, em clima de elevado comprometimento com a cultura, educação e o meio ambiente.
Nossos objetivos para com médiuns e pessoas adeptas:
Organizar e participar de seminários, simpósios, workshops e congressos que objetivem lapidar e divulgar a doutrina umbandista e sua história. Desenvolver atividades em parceria com as associações, entidades, centros, tendas, terreiros e instituições de benemerência para a disseminação da doutrina, história, teologia, cultura, educação que existe dentro da Umbanda.