top of page

 

Solidaredade na Umanda

Sua caridade pode ajudar muita gente, o Instituto possui muitas ações sociais todo ano, com arrecadações e doações de brinquedos, alimentos, material de higiene e limpeza, faça você sua parte e ajude o instituto a ajudar .

Quem quiser ajudar e participar eé só entrar em contato conosco, clique aqui e saiba mais.

CLIQUE ALI NO PLAYER

CLIQUE AQUI E ESCUTE A MELHOR

RADIO WE DE UMBANDA DE RIO GRANDE

PONTOS 24 HORAS POR IDA

PROGRAMAS AO VIVO DURANTE TODA  A SEMANA

POMBAGIRA É OU FOI PUTA?!


Texto de Marcelo Moreno
"Magia do Axé"
Vamos falar das pombagiras hoje. Bom, pra começar pombagira, pombogira, bombogira, todas essas nomenclaturas são corruptelas da palavra Bantu "Bongbogirá" que quer dizer exú. O costume adaptou essa palavra para denominar a companheira de Exu, o que é absolutamente aceito por elas.
Então, foram putas?
Não necessariamente, e essa questão é delicada. Estamos falando de uma religião (Umbanda) criada no começo do século XX, com espíritos remanescentes da escravidão, e de um Brasil precário e bem preconceituoso, onde a mulher era explorada das formas mais desumanas, e seus direitos praticamente não existiam. ...

Marinheiros, quem são?

Nesse texto gostaríamos de passar uma mensagem a respeito da figura e atuação dos Espíritos que se apresentam como marinheiros nas lides umbandistas e fora das mesmas também. Queremos retratar o papel desses indivíduos que anonimamente trabalham pelo bem dos seus filhos e filhas, como pescadores e curadores de almas.

Primeiramente vamos esclarecer uma coisa. Os marinheiros de Umbanda, ou seja, Espíritos falangeiros que se apresentam com essa roupagem, afirmando serem marujos, marujas, pescadores, rendeiras, ou até quem sabe canoeiros, não são Espíritos levianos e ignorantes!

Falamos isso pois o que mais vemos nas casas ditas de Umbanda, é uma manifestação ilusória, teatral e equivocada quando se trata de trabalhos que envolvam essa linha, a linha dos marinheiros.

Vemos médiuns e mais médiuns que ao "incorporarem" o dito espírito, manifestam uma atuação muito mais fantasiosa do que realmente mediúnica. Cambaleando excessivamente, se jogando para frente, pros lados, pra trás; falando coisas desconexas, injetando um sotaque de bêbado nas palavras do "espírito", creem estar incorporados.

 

 

Ogum e sua atuação

( retirado do blog Luz na Umbanda)

 

Salve salve! Trazemos no texto de hoje um pouco mais sobre o Orixá Ogum, porém, retratamos no mesmo a sua forma de atuação em nossas vidas, saindo da ideia de imagem, de lenda e de oferenda e trazendo Ogum enquanto energia Divina, demonstrando como ele age sobre todos nós, filhos de Deus.

Sempre que vamos procurar saber um pouco mais sobre Ogum acabamos por ouvir falar que Ogum é o “Senhor dos Caminhos”, que ele “Abre os Caminhos”, que “Ogum corta demanda”, “Vencedor de Demanda”, etc. Porém, hoje vamos abordar Ogum quanto qualidade de Deus, quanto força viva e atuante em nossas vidas, buscamos no texto de hoje demonstrar como essa energia de Orixá Ogum age sobre nós.

UMBANDISTA E A VAIDADE

11 de Janeiro de 2016

 

A falta de união entre os terreiros de Umbanda está relacionada à vaidade e ao egocentrismo de determinados dirigentes umbandistas. A vaidade é como um veneno que contamina a alma do indivíduo. É um entorpecente letal que, se não for cuidado em tempo, levará o sujeito a um desfecho completamente irreversível. Essa mesma vaidade é ainda um mal que destrói a verdadeira missão da Umbanda: a Caridade!
Normalmente, a vaidade começa com um pequeno elogio: "Nossa, Fulano trabalha bem naquele terreiro!" ou " Fulano tem um 'Guia' muito forte..."

© 2016 por INSTITUTO CULTURAL FILHOS DE ARUANDA CRIADO POR Wix.com

  • Twitter Classic
  • c-facebook
bottom of page